últimas resenhas

Crítica Invocação do Mal


26 de set. de 2013

/
Título original: The Conjuring
Diretor: James Wan
Com Vera Farmiga, Patrick Wilson, Ron Livingston, Lili Taylor, Joey King, Mackenzie Foy, Shanley Caswell, Hayley MacFarland,  Kyla Deaver, Shannon Cook.
Duração 112 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Avaliação: Bom...susto

    Provavelmente o melhor filme de terror do ano, Invocação do Mal chega arrasando nas bilheterias. Com tanto burburinho, fiquei com vontade de assistir.
     Antes da crítica, um pouco sobre minha pessoa: tem muito medo de filme de terror, não necessariamente na hora do filme, e sim,depois, tipo, to sozinha, em casa, no escuro, imaginando coisas...MASS, ao mesmo tempo, sou uma entusiasta do gênero, conheço a maioria, sei o enredo, só não curto assistir (loucura). Depois dessa introdução, vamos ao filme.
    Umas das razões que me levaram a assistir o filme, foi o estilo “divergente” das atuais produções. O que a indústria tem lançado são filmes estilo banho de sangue, que sinceramente, não curto. Pra mim, o melhor terror é aquele que carrega uma atmosfera de suspense, deixando os elementos mais implícitos, afinal, segundo Aristóteles: “O medo é a dor que sentimos quando antecipamos a presença do mal.”  
Chuck dessa perto dessa boneca ai é fichinha. Admito que nunca curti muito bonecas, ainda mais vintage
    Em invocação do Mal, o diretor James Wan adota o estilo Old School do terror, temos todas as características marcantes: cenário macabro, com cores monocromáticas, casarão mal-assombrado, família do bem em perigo, investigadores altruístas e entidades sobrenaturais mal intencionadas.
    O filme inicia com dois plots, que posteriormente se juntam,é uma forma interessante de contar a história. Temos o casal Lorraine e Ed Warren, ela uma vidente e ele demonologista, juntos investigam casos sobrenaturais, e os Perron, típica família americana que se muda para uma casa e acham que estão vivendo o sonho. Os Warren são introduzidos por meio de uma “entrevista” sobre outro caso (que eu achei mais macabro do que o abordado pelo filme). Já os Perron, acompanhamos toda a evolução  de “compramos uma casa maravilhosa a compramos uma casa maldita, please help”.
   Depois de presenciar vários fenômenos, e sustos, e cenas divinamente bem feitas (a brincadeira de cabra-cega é perfeita, lembrando uma cena do filme “O orfanato”). Carolyn Perron, temendo pelo bem das suas 5 filhas, decide procurar o casal de investigadores para livrar a casa da maligna entidade.
M-E-D-O. As atrizes que interpretaram as filhas do casal deram um show na hora dos gritos
    Inicia assim o climáx do filme, tem-se a investigação paranormal, e o resto é história e clichê, mas clichês usados com muito cuidado pelo diretor. O sucesso do filme é mérito das tecnicidades do longa, a direção é quase impecável, fotografia perfeita, efeitos de primeira e trilha sonora que se mistura muito bem a cena.
   Acho que o roteiro peca um pouco nas explicações sobre as entidades...creio que esperava um pouco mais de didática por parte dos investigadores .As atuações são boas, epecialmente de Vera Farmiga (fofa), como a vidente Lorraine, que logo de cara consegue criar empatia com os espectadores. A família Perron é muito convicente, conseguindo refletir o medo para o público.
Pense numa cena que causa arrepios.
    Finalizando, Invocação do Mal é um bom filme, bem dirigido, um terror com o melhor do gênero, lá pelo final desanda um pouco, mas tá valendo o preço do ingresso. Só uma ressalva para a ótima cena que serve de alívio cômico...muito bem bolada.

PS: O filme é baseado em fatos reais.... a palavra chave aqui é BASEADO, não se impressionem muito com isso não,.. aqui tem um link com uma entrevista com dois membros da família Perron sobre a experiência na casa.
PS2: Assisti o filme dublado, o que tira um pouco o terror da coisa. Recomendo a versão com o Aúdio Original.

comentários pelo facebook:

3 comentários:

  1. Oie...
    Tudo bom?
    Não assisto aos filmes de terror nem que me paguem.. fico noites sem dormir... hahaha

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!
      Obrigada pela visita :)
      Pode deixar que irei visitar seu blog
      bjs

      Excluir
  2. oie flor.
    Obrigada por comentar lá no blog. Já esotu seguindo e curtindo aqui.
    Caramba, eu tenho medo de filmes assim! Eu até assisto alguns, mas esse ai passo longe, porque na certa eu teria pesadelos hsauhsuahsh
    sou cagona mesmo quando o assunto é terror
    bjos
    www.mybooklit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, sinta-se à vontade para comentar, sua opinião é muito importante.
Para comentar usando somente o nome e url basta selecionar a opção no menu suspenso "comentar como".
Volte sempre! ♥
(Os comentários são moderados apenas com a finalidade de evitar palavras de baixo calão e de cunho pejorativo)

 

Hiperatividade Literária © alguns direitos reservados - 2016 :: design e código gabi melo