últimas resenhas

Resenha: Punidos e Mal Pagos


7 de dez. de 2012

/
Autor : Nilo Batista
Editora: Revan
Ano: 1992
Número de Páginas : 192
ISBN: 8571060223
Onde Comprar: Livraria Thêmis ou Compare preços na internet
Avaliação: Ótimo

  "Não existem no Brasil advogados demais para o trabalho da Justiça. O que existe é exatamente injustiça demais à espera do trabalho do advogado."

Livro recomendado pelo professor de Constitucional I, admito que não acreditava na qualidade do livro, ainda bem que me enganei completamente.

 O livro traz diversos artigos escritos pelo jurista Nilo Batista – rápida pesquisa na wikipédia revelou que já foi governador do Rio de Janeiro e possui diversos livros publicados, sobretudo na área de direito Penal . A temática dos artigos é variada,  tratam sobre justiça, violência, segurança pública e direitos humanos.

Todos os artigos são muito bem escritos, por vezes usando uma linguagem um pouco rebuscada,mas nada que atrapalhe a leitura. Um ponto negativo que achei da edição é que não é colocado o período que os artigos foram publicados, porém, ao ler, é possível inferir que datam do final da ditadura militar – período em que o autor defendeu diversos presos  políticos – ao anos 1994-1995 ( período que exerceu o cargo de Secretário de Estado).

A leitura proporciona uma boa caracterização da transição ditadura para a democracia. O livro traz uma base sobre o período histórico, englobando as mudanças, permanências e sobretudo o comportamento da sociedade brasileira.
  
É triste perceber que, anos após escritos, os artigos ainda descrevem o Brasil de hoje e pouco mudou desses anos para cá. Reclamações de questões como saúde, segurança, corrupção,discriminação  e abuso de poder poderiam ter sidos escritas literalmente ontem.

Punidos e mal pagos é uma preciosidade da literatura brasileira, sobretudo jurídica.  O “conto o cardápio da morte” revela a genialidade do autor e demonstra o espírito do livro – nada mais certo de estar bem no início. A única ressalva provém da edição, a compilação dos artigos por temas é bem interessante e prática, mas poderiam ter colocado as datas.

comentários pelo facebook:

5 comentários:

  1. Quem diria que Pinto iria indicar um bom livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Né Gabi, se bem que ele disse o nome do livro, do autor e da editora errado, mas tá valendo :D

      Excluir
  2. Livro ótimo! No início também não dei muita confiança para a dica, mas depois que li mudei de opinião completamente. O livro é realmente bom e apesar de alguns artigos já terem sido de alguns anos atrás, o texto continua atual e em concordância com nossa realidade. Ah, pra terminar não posso deixar de parabenizar a excelente resenha.

    Letícia Cristine

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHA, ninguém acreditava na qualidade da sugestão de Pinto. Realmente, os artigos continuam atuais e Nilo Batista virou o autor a ser citado em conversas, trabalhos. Obrigada Letícia, vc é muito fofa :D

    ResponderExcluir

Olá, sinta-se à vontade para comentar, sua opinião é muito importante.
Para comentar usando somente o nome e url basta selecionar a opção no menu suspenso "comentar como".
Volte sempre! ♥
(Os comentários são moderados apenas com a finalidade de evitar palavras de baixo calão e de cunho pejorativo)

 

Hiperatividade Literária © alguns direitos reservados - 2016 :: design e código gabi melo