últimas resenhas

Fatos Literários #2: Index Librorum Prohibitorum, livros proibidos pela Igreja Católica.


11 de fev. de 2013

/

Seção do Blog que conta algum fato curioso que aconteceu após a publicação do livro, ou em decorrência da mesma.

( Apenas coincidência o tema e a renúncia do Papa Bento XVI)
 
Para combater a onda do Protentantismo – sobre o tema recomendo o filme Lutero – a Igreja Católica, no Concílio de Treno, autorizou a  edição de uma lista contendo os livros que de alguma forma não reinterassem os dogmas da igreja, ou seja, livros que discordavam da doutrina religiosa eram considerados hereges e não deviam ser lidos pelos fieis.
O Index teve 32 edições, a última em 1948, com mais de 4000 livros proibidos, os motivos da censura iam de heresia a sexualidade explícita. O Papa Paulo VI em 1966 aboliu o Index .

Alguns dos autores que fizeram parte da lista: Martinho Lutero (surpresa!), Kepler, Voltaire, Rousseau, Èmile Zola, Alezxandre Dumas, entre muitos, mas muitos outros.
Atualmente, a Igreja Católica emite  o admonitum, uma advertência sobre o contéudo de risco de determinada obra ( pode ser filme, livro, música, etc), foi o que ocorreu com O Código da Vince de Dan Brown, em 2003. Houve tanto ataque a esse livro, que lembro que eu peguei emprestado para ler ( eu ainda tava criando o hábito da leitura) e minha mãe, me mandou devolver ¬¬, mas, que depois peguei emprestado novamente, li, ganhei o livro, comprei a edição ilustrada e hoje Dan Brown tem um espaço na minha estante e no meu coração.
Bom, leitores e leitoras, é isso, ai... Mas interajam :D Quais os livros que vocês acham que entrariam no Index se o Vaticano ressolve editar uma lista esse ano? Eu acho que seriam “proibidos” desde 50 tons de cinza a Harry Potter...

comentários pelo facebook:

2 comentários:

  1. adorei a parte do: Apenas coincidência o tema e a renúncia do Papa Bento XVI

    ResponderExcluir

Olá, sinta-se à vontade para comentar, sua opinião é muito importante.
Para comentar usando somente o nome e url basta selecionar a opção no menu suspenso "comentar como".
Volte sempre! ♥
(Os comentários são moderados apenas com a finalidade de evitar palavras de baixo calão e de cunho pejorativo)

 

Hiperatividade Literária © alguns direitos reservados - 2016 :: design e código gabi melo