últimas resenhas

Perfil do Autor #2: Clarice Lispector


2 de abr. de 2013

/
 
Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela minha ausência, minhas aulas começaram e ainda não estou sabendo conciliar os meus estudos com minhas outras atividades (e há também o fator preguiça), mas, vou me esforçar mais para criar uma regularidade nas postagens do Blog.


A autora da semana é a rainha de citações do Facebook, diva literária, diva Nacional, ou seja, DIVA, considerada como Kafka latino-america (segundo o Jornal The New York Times, em 2005): Ela, a única e inesquecível Clarice Lispector.

Clarice nasceu na Ucrânia em 1920, registrada com o nome Haia Pinkhasovna Lispector, mas após a migração da família para o Brasil, em 1921, seu pai decide mudar o nome , logo Haia vira Clarice. Morou em Recife e posteriormente no Rio de Janeiro.

Seu primeiro conto, chamado Triunfo, foi publicado em 1940, pela revista  Pan. Se formou em Direito (<3) em 1943, ano em que se casou com Maury Gurgel Valente, diplomata  e pai de seu dois filhos.  Seu primeiro romance publicado foi Perto do Coração Selvagem, em 1943. A crítica foi surpreendida pro Clarice, pois sua obra de estreia contava com características existencialistas, estilo solto, elíptico e fragmentário, uma inovação na literatura nacional da época.
 
O estilo de Clarice já foi comparado ao de Virginia Woolf e James Joyce. Além de escritora e jornalista, ela também trabalhou como tradutora. Clarice traduziu obras de Oscar Wilde, Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Anne Rice.

Morreu em 1977, devido a um câncer no ovário inoperável. Em 1798, três livros póstumos são publicados: Um sopro da Vida – Pulsações, Para Não Esquecer e Quase de verdade.

De Clarice Lispector li apenas um livro (#ShameOnMe), A hora da Estrela, que foi leitura para o vestibular da UEMA, admito que estranhei muito o estilo da escrita, mas gostei J. Tenho uma amiga que é superfã de Clarice e que futuramente – espero – me emprestará alguns livros dela.

Para saber mais sobre Clarice, eu recomendo o site  Clarice Lispector da Editora Rocco. Por hoje é só e se alguem tiver sugestão de autor para a coluna da próxima semana é só colocar nos comentários.

comentários pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, sinta-se à vontade para comentar, sua opinião é muito importante.
Para comentar usando somente o nome e url basta selecionar a opção no menu suspenso "comentar como".
Volte sempre! ♥
(Os comentários são moderados apenas com a finalidade de evitar palavras de baixo calão e de cunho pejorativo)

 

Hiperatividade Literária © alguns direitos reservados - 2016 :: design e código gabi melo